comportamento_de_ovelhas_morada_nova_na_linha_do_comedouro_alimentadas_com_diferentes_tipos_de_volumoso_-_docx_658911497987990.pdf (507.43 kB)

Comportamento de ovelhas Morada Nova na linha do comedouro alimentadas com diferentes tipos de volumoso

Download (507.43 kB)
journal contribution
posted on 07.08.2017, 20:02 by Mikael Leal Cabral Menezes de Amorim, Edilson Paes Saraiva, Ariosvaldo Nunes de Medeiros, Maria Elivania Vieira Almeida, Severino Guilherme Caetano Gonçalves dos Santos, Raniere de Sá Paulino

A seleção e a preferência por um determinado alimento está relacionada com as características físicas e químicas do mesmo, e de acordo com essas características, os animais modificam os parâmetros de comportamento ingestivo para alcançar determinado nível de consumo, compatível com as suas exigências nutricionais. Nesse contexto, objetivou-se avaliar o comportamento na linha de comedouro de ovelhas Morada Nova alimentadas com capim elefante (Pennisetum Purpureum) na forma de silagem e feno. Foram utilizadas 36 ovelhas vazias da raça Morada Nova distribuídas em um delineamento inteiramente ao acaso recebendo dois tipos de volumosos, silagem e feno de capim elefante (Pennisetum Purpureum). Os animais foram distribuídos em lotes de 6 ovelhas e alojadas em seis baias. O período experimental teve duração de 42 dias, sendo duas fases de 21 dias. Na primeira fase, três lotes de ovelhas foram alimentadas com silagem e os outros três lotes com feno, e na segunda fase o volumoso foi alternado entre os lotes. Em cada fase, os primeiros 12 dias foram destinados adaptação dos animais à dieta, e nos últimos 9 dias foram realizadas a coleta de dados. As ovelhas foram marcadas com tinta atóxica e observadas utilizando-se câmeras filmadoras, durante um período de três horas continuas após o fornecimento da dieta. Para a leitura das imagens utilizou o software EthoLog 2.2 (2009). A análise estatística utilizou-se uma distribuição log-normal e o teste de Tukey para identificar as diferenças nas respostas comportamentais em função dos fatores fixos utilizados no modelo. O tempo de alimentação das ovelhas foi influenciado (P<0,05) pelo tipo de volumoso oferecido, onde o tempo de consumo da silagem (205,23 min.) foi superior ao tempo médio de consumo do feno (159,66 min.). O tempo despendido para espera, em pé e outras atividades foi maior (P<0,05) para alimentação com feno. A forma que o capim elefante (Pennisetum Purpureum) é ofertado modifica o comportamento na linha do comedouro. Ovelhas Morada Nova alimentadas com silagem investem maior tempo para alimentação.

History

Usage metrics

CBBiomet 2017

Licence

Exports