CBBiomet 2017
Browse
tolerancia_ao_calor_em_ovinos_das_racas_white_dorper_e_somalis_na_regiao_semiarida_no_cariri_cearense_905151498823177.pdf (503.38 kB)

Tolerância ao calor em ovinos das raças White Dorper e Somalis na região semiárida no Cariri Cearense

Download (503.38 kB)
journal contribution
posted on 2017-08-08, 13:43 authored by Ítalo Bruno Bezerra Mota, Aírton Alencar de Araújo, Marcus Roberto Góes Ferreira Costa, Lays Laianny Amaro Bezerra, Antônio Nelson Lima da Costa, José Valmir Feitosa

O presente trabalho objetivou analisar a adaptabilidade das raças White Dorper e Somalis criadas no semiárido cearense, através das análises de parâmetros fisiológicos e de parâmetros ambientais. O estudo foi conduzido no Instituto Federal do Ceará, em Crato-CE. Os parâmetros avaliados foram obtidos das sete as oito e trinta e das 13 as 14 h e trinta minutos, semanalmente durante os meses de setembro a dezembro de 2016, durante o período seco. Foram utilizados seis ovinos machos reprodutores de cada raça (White Dorper e Somalis), distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado e as médias comparadas pelos testes de comparação de médias no cálculo de intervalos de confiança. Durante o período experimental foram registrados os dados climáticos com auxílio de Termo-higrômetro digital, para coleta da temperatura e umidade relativa do ar, cujas médias foram utilizadas para o cálculo do índice de temperatura e umidade. Os parâmetros fisiológicos analisados foram a frequência respiratória e temperatura retal. Os dados foram obtidos com o uso de termômetro clínico digital veterinário, escala até 44ºC, para aferição da temperatura retal em graus Celsius e as frequências respiratórias foram mensuradas pela observação dos movimentos do flanco durante 15 segundos e multiplicados por quatro. As maiores médias de índice de temperatura e umidade foram encontradas no mês de novembro, tanto no turno da tarde (79,07) quanto o da manhã (76,8). As temperaturas retais médias dos ovinos White Dorper e Somalis, em ambos os turnos, estiveram dentro da normalidade. As frequências respiratórias apresentaram-se em níveis acima do normal de ambas as raças nos turnos manhã e tarde, indicando que este mecanismo de perda de calor estava sendo eficiente na manutenção das temperaturas retais. Os ovinos das raças White Dorper e Somalis mostraram-se dentro da faixa de alerta térmico quando avaliados ao clima semiárido do Nordeste brasileiro, em ambos os turnos, em condições de índice de temperatura e umidade considerada estressante. Estudos complementares, com mais parâmetros fisiológicos, de produção e reprodução, devem ser executados para maior embasamento dos resultados aqui relatados.

History

Usage metrics

    CBBiomet 2017

    Licence

    Exports

    RefWorks
    BibTeX
    Ref. manager
    Endnote
    DataCite
    NLM
    DC