CBBiomet 2017
Browse
culhari_et_al_836011499049823.pdf (860.16 kB)

Simulador do equilíbrio térmico “Livestock Thermal Balance Simulator RGS” para animais de interesse zootécnico: uma nota técnica.

Download (860.16 kB)
journal contribution
posted on 2017-08-08, 15:03 authored by Eric de Andrade Culhari, Alex Sandro Campos Maia, Vinícius F. C. Fonsêca, Bruno Rodrigo Simão, Patric André Castro
O presente trabalho teve por objetivo descrever o programa “Livestock Thermal Balance Simulator RGS2000”, desenvolvido para o estudo do equilíbrio térmico de bovinos manejados em ambiente tropical com base em um modelo matemático. O programa foi desenvolvido no software Microsoft Excel®, utilizando a linguagem Visual Basic for Applications, orientada à objetos. Na interface do programa, o usuário deve inserir valores de variáveis medidas no ambiente e no animal, como temperatura do ar (Ta;°C), temperatura de globo negro (Tg;°C), umidade relativa do ar (UR; %), velocidade do vento (U; m.s-1), latitude (°decimais) e altitude (m) da cidade onde deseja fazer a simulação, comprimento (comp; m), diâmetro do tronco do animal (dia; m), temperatura da superfície do pelame (Ts;°C) e frequência respiratória (F; mov.min-1). Após inserir as variáveis, deve-se apertar algum dos botões que disparam a programação com o calculo de cada fluxo do modelo (convecção (CS; W.m-2), radiação de ondas longas (RL; W.m-2), evaporação na superfície corporal (ES; W.m-2) e evaporação no trato respiratório (ER; W.m-2) assim como dos fluxos sensíveis (q”sens; W.m-2) e latentes (q”lat; W.m-2)). A partir de procedimentos Sub, o programa atribui valores às variáveis do modelo, calcula as funções matemáticas do fluxo escolhido, e retorna à um único valor de resultado. Afim de testar a funcionalidade do programa, foram realizadas três simulações com dados hipotéticos representando as características ambientais das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil. Dentre os resultados obtidos a simulação da região Nordeste apresentou ganho de calor sensível e perda de calor latente q”sens = 33,7550W.m-2 e q”lat = 528,3481W.m-2 respectivamente; enquanto a simulação com os dados da região Sudeste apresentou resultados de perda de calor sensível e latente de q”sens = 110,4993W.m-2 e q”lat = 266,1948W.m-2 , respectivamente. Diante disso pode-se concluir que foi desenvolvido o programa “Livestock Thermal Balance Simulator RGS”, que é uma ferramenta de simples manuseio, trazendo rapidamente valores do equilíbrio térmico de bovinos manejados em ambiente tropical a partir de variáveis de simples obtenção, tendo reconhecido potencial didático para o estudo do equilíbrio térmico desses animais.

History

Usage metrics

    CBBiomet 2017

    Licence

    Exports

    RefWorks
    BibTeX
    Ref. manager
    Endnote
    DataCite
    NLM
    DC