CBBiomet 2017
Browse
respostas_fisiologicas_e_teste_de_avaliacao_de_adaptacao_de_caprinos_e_ovinos_deslanados_no_semiarido_brasileiro_corrigida_491381498562713.pdf (367.9 kB)

Respostas fisiológicas e teste de avaliação de adaptação de caprinos e ovinos deslanados no semiárido brasileiro

Download (367.9 kB)
journal contribution
posted on 2017-08-08, 14:34 authored by Nágela Maria Henrique Mascarenhas, Luanna Figueirêdo Batista, Maycon Rodrigues da Silva, Luiz Henrique de Souza Rodrigues, Ribamar Veríssimo Macedo, Bonifácio Benicio de Souza

Objetivou-se com este trabalho avaliar e comparar os efeitos das épocas do ano (menos quente e quente) e da raça sobre os parâmetros fisiológicos de caprinos (Moxotó) e ovinos deslanados (Santa Inês), bem como verificar e comparar a adaptabilidade ao clima semiárido, por meio do teste de Benezra entre as duas espécies. Foram utilizados 24 animais (ovinos e caprinos), sendo 12 ovinos Santa Inês e 12 caprinos Moxotó, 6 machos (não castrados) e 6 fêmeas em ambas espécies, com peso vivo médio inicial de 26 kg.

Esses animais foram mantidos em sistema extensivo e avaliados durante duas épocas distintas do ano de 2016: menos quente (julho e agosto) e quente (setembro e outubro). Os parâmetros fisiológicos avaliados foram temperatura retal (TR) e frequência respiratória (FR), as quais foram mensuradas usando um termômetro veterinário digital e um estetoscópio flexível ao nível da região torácica, respectivamente. Para o cálculo do coeficiente de tolerância ao calor (CTC) foi utilizado o teste de Benezra modificado segundo Muller (1989), com a seguinte fórmula: CTC = (TR/39,1 + FR/19). Os parâmetros fisiológicos foram aferidos no turno da tarde em três horários diferentes, durante as duas épocas, caracterizando três condições de estresse distintas: antes do estresse, logo após o estresse e uma hora depois do estresse. As médias das temperaturas retais e das frequências respiratórias diferiram (p<0,05) entre as três condições de estresse. Os valores médios do CTC, demostraram que os animais não se encontram adaptados às condições ambientais que lhes foram oferecidas, sendo a condição logo após o estresse a que apresentou a maior média diferindo (p<0,05) das demais, seguida de uma hora depois do estresse e antes do estresse. Não houve interação significativa (p>0,05) entre os fatores espécies e época do ano. Os parâmetros TR e FR foram influenciados pelo fator raça, assim como o CTC sofreu influencia da raça. O CTC apresentou valores altos para ambos os fatores. Diferiu (p<0,05) para o fator raça, onde os caprinos da raça Moxotó apresentaram um CTC mais elevado do que os ovinos da raça Santa Inês. Os valores de CTC na diferiram (p>0,05) para o fator época do ano, porem, é possível observar uma média mais elevada na época menos quente. Com os resultados obtidos é possível observar que os animais apesar de serem considerados adaptados as condições climáticas da região semiárida, sofreram estresse térmico nas condições ambientais que lhe foram ofertadas.

History

Usage metrics

    CBBiomet 2017

    Licence

    Exports

    RefWorks
    BibTeX
    Ref. manager
    Endnote
    DataCite
    NLM
    DC