CBBiomet 2017
Browse
resumo_corrigido_2_comportamento_e_desempenho_de_leitoes_lactentes_submetidos_a_diferentes_sistemas_de_aquecimento_294861498682155.pdf (532.2 kB)

Comportamento e desempenho de leitões lactentes submetidos a diferentes sistemas de aquecimento

Download (532.2 kB)
journal contribution
posted on 2017-08-08, 14:07 authored by Vanessa Baggio, Maria Luísa Appendino Nunes Zotti, Estefânia Sandri, Aline Zampar, Rafael Alan Baggio, Paulo Armando Victória de Oliveira

Este estudo foi realizado para avaliar os efeitos do sistema de aquecimento de escamoteadores no comportamento e desempenho de leitões. Para tanto, foi realizado estudo em uma granja comercial em Santa Catarina, Brasil. Foram utilizadas leitegadas de 16 porcas, alocadas em quatro tratamentos: escamoteadores equipados com lâmpada de infravermelho de 125 W (LIV) e com sistema convectivo de três marcas comerciais (CONVA, CONVB e CONVC). Foram avaliadas as respostas comportamentais e o desempenho (peso vivo e ganho de peso diário, com estimativas obtidas aos 7, 14 e 21 dias de vida). Os tratamentos não afetaram o peso corporal (P>0,05). A análise do ganho de peso semanal e total demonstrou diferença significativa apenas no período entre 14 e 21 dias (P<0,05). O tratamento CONVA apresentou neste período maior ganho de peso comparado ao tratamento CONVC (P<0,05). No entanto, CONVA e CONVC não apresentaram diferença no ganho de peso dos 14 aos 21 dias em relação aos demais tratamentos (P>0,05). De maneira geral, CONVA proporcionou maiores temperaturas dentro do escamoteador, o que pode explicar o melhor ganho de peso apresentado (P<0,05). A porcentagem média geral de leitões dentro dos abrigos escamoteadores foi maior no tratamento CONVA, seguido do tratamento LIV e dos tratamentos CONVB e CONVC, estes dois últimos não diferindo entre si. O sistema de aquecimento convectivo da marca A proporcionou melhores condições de ambiente para os animais, provavelmente por ter controle automatizado da temperatura e uniformidade na distribuição de calor, o que impactou em diferença no comportamento dos leitões e maior ganho de peso.

History

Usage metrics

    CBBiomet 2017

    Licence

    Exports

    RefWorks
    BibTeX
    Ref. manager
    Endnote
    DataCite
    NLM
    DC