CBBiomet 2017
Browse
comportamento_de_ovelhas_morada_nova_na_linha_do_comedouro_alimentadas_com_diferentes_tipos_de_volumoso_-_docx_658911497987990.pdf (507.43 kB)

Comportamento de ovelhas Morada Nova na linha do comedouro alimentadas com diferentes tipos de volumoso

Download (507.43 kB)
journal contribution
posted on 2017-08-07, 20:02 authored by Mikael Leal Cabral Menezes de Amorim, Edilson Paes Saraiva, Ariosvaldo Nunes de Medeiros, Maria Elivania Vieira Almeida, Severino Guilherme Caetano Gonçalves dos Santos, Raniere de Sá Paulino

A seleção e a preferência por um determinado alimento está relacionada com as características físicas e químicas do mesmo, e de acordo com essas características, os animais modificam os parâmetros de comportamento ingestivo para alcançar determinado nível de consumo, compatível com as suas exigências nutricionais. Nesse contexto, objetivou-se avaliar o comportamento na linha de comedouro de ovelhas Morada Nova alimentadas com capim elefante (Pennisetum Purpureum) na forma de silagem e feno. Foram utilizadas 36 ovelhas vazias da raça Morada Nova distribuídas em um delineamento inteiramente ao acaso recebendo dois tipos de volumosos, silagem e feno de capim elefante (Pennisetum Purpureum). Os animais foram distribuídos em lotes de 6 ovelhas e alojadas em seis baias. O período experimental teve duração de 42 dias, sendo duas fases de 21 dias. Na primeira fase, três lotes de ovelhas foram alimentadas com silagem e os outros três lotes com feno, e na segunda fase o volumoso foi alternado entre os lotes. Em cada fase, os primeiros 12 dias foram destinados adaptação dos animais à dieta, e nos últimos 9 dias foram realizadas a coleta de dados. As ovelhas foram marcadas com tinta atóxica e observadas utilizando-se câmeras filmadoras, durante um período de três horas continuas após o fornecimento da dieta. Para a leitura das imagens utilizou o software EthoLog 2.2 (2009). A análise estatística utilizou-se uma distribuição log-normal e o teste de Tukey para identificar as diferenças nas respostas comportamentais em função dos fatores fixos utilizados no modelo. O tempo de alimentação das ovelhas foi influenciado (P<0,05) pelo tipo de volumoso oferecido, onde o tempo de consumo da silagem (205,23 min.) foi superior ao tempo médio de consumo do feno (159,66 min.). O tempo despendido para espera, em pé e outras atividades foi maior (P<0,05) para alimentação com feno. A forma que o capim elefante (Pennisetum Purpureum) é ofertado modifica o comportamento na linha do comedouro. Ovelhas Morada Nova alimentadas com silagem investem maior tempo para alimentação.

History

Usage metrics

    CBBiomet 2017

    Licence

    Exports

    RefWorks
    BibTeX
    Ref. manager
    Endnote
    DataCite
    NLM
    DC